Gratinado de Couve Flor e Brócolis


Gratinado de Couve Flor e Brocólis - A Mesa da Carolina Gratinado de Couve Flor e Brocólis - A Mesa da Carolina Gratinado de Couve Flor e Brocólis - A Mesa da Carolina Gratinado de Couve Flor e Brocólis - A Mesa da Carolina Gratinado de Couve Flor e Brocólis - A Mesa da Carolina

Olá olímpico, galera! Como foi esses dias para vocês? Morando no olho do furacão – Copacabana – posso dizer que aqui foi uma loucura total. Tente dormir ao som de “monster block monster block” vindo da arena de vôlei de praia para você ver só. Não é legal. Mas foi também muito divertido. Fizemos uma belíssima campanha até então, e sinto que ainda vem mais umas douradinhas por aí.

E por falar em coisas douradas, olha só esse gratinado!!! <3 É muita textura para um prato só! Rs… Com couve flor e brócolis (que estão na época, aproveitem) e um molho bechamel feito com dois lindos queijos brasileiros. Eu pedi para o Breno do Empório São Roque um queijo que derretesse bem, e ele me mandou um Alagoa e um Figueira. Os dois são curados e maravilhosos. O Figueira é um queijo mais macio, tipo gouda, com uma coloração alaranjada devido a um corante feito com orucum. Já o Alagoa é um parmesão fresco da Serra da Mantiqueira. Recomendo muito procurarem por eles, mas se não acharem, usem outros queijos, só não deixem de fazer a receita! 🙂

Gratinado de Couve Flor e Brocólis - A Mesa da CarolinaGratinado de Couve Flor e Brocólis - A Mesa da Carolina


GRATINADO DE COUVE FLOR E BRÓCOLIS
(Serve 2-4 pessoas)

Ingredientes

1 cabeça de alho pequena
25g de manteiga
1 ramo de alecrim picadinho
2-3 raminhos de orégano fresco
1 colher de sopa de farinha
2 xícaras de leite
200g de queijo ralado na hora (usei 100g de queijo Alagoa e 100g de queijo Figueira, ambos curados)
25g de pão dormido cortado em pedaços (usei de fermentação natural)
25g de castanha de caju
1 colher de chá de azeite
1/2 colher de chá de pimenta calabresa em flocos
1 cabeça de brócolis pequena cortada em pedaços menores
1 cabeça de couve flor pequena cortada em pedaços menores
Sal marinho e pimenta do reino

Instruções

Pré-aquecer o forno a 180 graus. Cortar o topo da cabeça de alho para expor o interior dos dentes, colocar em um recipiente que possa ir ao forno (ou formar um potinho com papel alumínio), passar um pouquinho de azeite por cima e assar por 40-50 mins. Retirar do forno e reservar para que esfrie. Quando esfriar o suficiente, espremer o interior macio dos dentes em um recipiente e reservar.

Sobre fogo médio baixo, derreter a manteiga, juntar metade das ervas e o alho assado. Juntar a farinha e cozinhar por 2 mins sempre mexendo. Juntar o leite  mexendo com um fuê para não empelotar. Temperar com uma pitada de sal e pimenta do reino. Sem parar de mexer, cozinhar por mais 8 mins até engrossar. Retirar do fogo e misturar o queijo ralado, mexendo para que derreta (reservar um pouquinho do queijo para colocar por cima de tudo). Se precisar, voltar no fogo baixo para acabar de derreter. Provar e corrigir o tempero, reservar.

Em um processador de alimentos, triturar o pão, as castanhas, a outra metade das ervas, a pimenta calabresa, 1 colher de chá de azeite, e uma pitada de sal e pimenta do reino.

Em uma travessa que possa ir ao forno, colocar a couve flor e o brócolis, despejar por cima o molho bechamel, o queijo ralado reservado, e salpicar a mistura de pão e castanhas. Assar no forno pré-aquecido a 180 graus por 40 mins. Ligar o grill no final (ou aumentar bem a temperatura do forno), para que fique bem dourado. Se quiser, finalizar com algumas folhinhas de orégano fresco e servir com uma salada simples temperada com azeite e limão.

Comer!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *