Sanduíche de Grão de Bico com Beterraba Crua em Conserva


Sanduíche de Grão de Bico com Beterraba em Conserva - A Mesa da Carolina Sanduíche de Grão de Bico com Beterraba em Conserva - A Mesa da Carolina Sanduíche de Grão de Bico com Beterraba em Conserva - A Mesa da Carolina Sanduíche de Grão de Bico com Beterraba em Conserva - A Mesa da Carolina Sanduíche de Grão de Bico com Beterraba em Conserva - A Mesa da Carolina Sanduíche de Grão de Bico com Beterraba em Conserva - A Mesa da Carolina

Eu ia colocar apenas a receita da conserva de beterraba nesse post. Mas aí a gente tinha que almoçar mesmo, não custava nada preparar um sanduba para ornar as fotos. O problema é que o coadjuvante ficou tão bom, que acabou virando ator principal. Sabe aquelas famosas saladas de galinha, atum, presunto, ovo etc que vende no Rio? Nas casas de suco? Na verdade elas são um sanduíche recheado com maionese, né? Não sei porque o povo chama de salada. Enfim… Elas serviram de inspiração para essa receita.

A maionese aqui foi substituída por iogurte natural integral, e o ingrediente principal escolhido foi o grão de bico. A conserva de beterraba combinou perfeitamente, trazendo contrastes de sabor, textura e cor. Escolha o seu pão preferido, ou vá sem pão mesmo, e você terá um almoço leve, saudável e que viaja muitíssimo bem. Perfeito para levar na marmita. Vai sobrar bastante beterraba, mas não se preocupe, ela dura bastante e logo logo você vai ver outra receita com essa conserva aqui. 🙂

Ps.: Aqui tem outra conserva muito parecida, mas com beterraba cozida.

Sanduíche de Grão de Bico com Beterraba em Conserva - A Mesa da Carolina


SANDUÍCHE DE GRÃO DE BICO COM BETERRABA CRUA EM CONSERVA
(Rende 4 sandubas)

Ingredientes

Para a conserva de beterraba crua:
4 beterrabas
1/2 cebola roxa pequena
1/2 colher de chá de sementes de cominho
1-2 pauzinhos de canela
2 anis estrelados
3-4 cravos
5-6 bolinhas de pimenta do reino
2-3 folhas de louro
1/2 xícara de açúcar
1 xícara de vinagre da sua preferência (eu usei de maçã)
2 xícaras de água
1 colher de chá de sal

Para a salada de grão de bico:
1 lata de 400g de grão de bico cozido (265g drenado)
1/4 de xícara de iogurte natural integral
1 colher de chá de mostarda com grãos
2 colheres de chá de azeite
Suco de 1/2 limão tahiti
1 pimenta dedo de moça picada finamente
1/2 cebola roxa pequena picada finamente
1 talo pequeno de aipo cortado em fatias bem finas
Sal marinho e pimenta do reino

Para servir:
8 fatias de pão de fermentação natural (ou outro que você preferir)
Azeite
Mostarda com grãos
1 punhado de brotos

Instruções

Para fazer a conserva, descascar as beterrabas e cortar em fatias bem finas, de preferência com uma mandolina – como a beterraba não vai ser cozida, você vai querer fatias com mais ou menos 1mm de espessura. Descascar a cebola e cortar em fatias mais grossa, usando uma faca. Separar as camadas com as mãos e cortar as tiras mais longas em 2-3 pedaços, para que não fiquem muito compridas. Colocar as fatias de beterraba em um vidro grande esterelizado, intercalando com a cebola, as sementes de cominho, canela, anis, cravo, pimenta do reino e folhas de louro. Colocar açúcar, vinagre, água e sal em uma panela sobre fogo médio e mexer até que o açúcar dissolva. Despejar esse líquido sobre as beterrabas, tampar e guardar em lugar arejado ou na geladeira. Esperar no mínimo 12 horas antes de usar.

Para fazer a salada, drenar o grão de bico em uma peneira e passar sob água corrente. Deixar escorrer e colocar em uma tigela, amassando uma parte com o garfo (tirar as cascas que se soltarem). Juntar os outros ingredientes e uma pitada de sal e bastante pimenta do reino. Misturar bem, provar e corrigir o tempero, caso necessário.

Passar um pouco de azeite em ambos os lados do pão, e tostar em uma chapa ou no forno quente. Passar um pouco de mostarda em uma das fatias. Colocar a salada de grão de bico sobre a fatia com mostarda, algumas fatias de beterraba em conserva e um punhado de broto. Fechar e repetir a montagem para os outros sandubas.

Comer!

Trackbacks

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *