Salada de Primavera


Salada de Primavera - A Mesa da Carolina Salada de Primavera - A Mesa da Carolina

“É primaveraaaaa! É primaveeeeeeeraaaa! Te amuuuuuuuu!” Deixando Tim Maia de lado, primavera é uma das minhas estações prediletas (a outra é outono). Tudo bem que o Rio de Janeiro poderia aceitar temperaturas mais amenas nessa época do ano, mas isso vira besteira quando você bate o olho nos produtos mais que coloridos disponíveis nas feiras. A receita de hoje é uma celebração da primavera! Colorida, cheirosa, adocicada… Quase um buquê de flores! <3

Todas as verduras e legumes (cenoura, beterraba, abobrinha, erva doce…) dessa receita são alimentos da estação e orgânicos. Comprados na feira com pequenos produtores locais, além de fazer bem para você, esses alimentos ajudam famílias e impulsionam nossa região tanto socialmente como economicamente. Se você mora no Rio, dá para consultar a feira orgânica mais próxima aqui. E lembrem-se, quanto mais valorizarmos o pequeno produtor, mais barato e mais saudável vai ser comer produtos orgânicos.

Salada de Primavera - A Mesa da Carolina


SALADA DE PRIMAVERA
(Serve 4 como entrada ou 2 como almoço leve)

Ingredientes

Para o molho:
2 colheres de chá de vinagre de vinho branco
2 colheres de chá de mel
Suco e raspas de 1/2 laranja
2 colheres de sopa de azeite extra virgem
Sal marinho e pimenta do reino

Para a erva doce caramelada:
1 colher de chá cheia de manteiga sem sal
1 bulbo de erva doce (funcho) cortado ao meio ao longo do comprimento e ao meio novamente
Suco de 1/2 laranja
1 colher de chá de mel
Azeite extra virgem
Sal marinho

Para a salada:
1 lata de feijão branco em conserva (250g drenado)
2 cenouras pequenas cortadas em fitas com um descascador de legumes
1 abobrinha pequena cortada em fitas com um descascador de legumes
1 beterraba pequena cortada em fatias bem finas (usei algumas fatias dessa beterraba em conserva, mas uma beterraba crua pode ser usada)
Um bom punhado de folhas verdes diversas (usei mix e brotos do Orgânicos da Fátima)
Raspas de 1/2 laranja
Folhinhas de erva doce

Instruções

Começar pelo molho. Com um microplane ou ralador fino, tirar raspas de uma laranja, colocar metade em uma vasilha pequena e reservar a outra metade. Tirar o suco da laranja, reservar metade e colocar o resto na vasilha pequena, junto com os outros ingredientes do molho. Temperar com sal e pimenta do reino e mexer bem. Reservar.

Para caramelizar a erva doce, esquentar sobre fogo médio baixo um bom fio de azeite e a manteiga em uma frigideira de fundo grosso. Quando a manteiga começar a espumar, colocar os pedaços de erva doce com uma das faces cortadas para baixo. Cuidar para que nenhum pedaço sobreponha o outro – fazer em 2 fases, se necessário. Deixar grelhar por 4-6 mins, sem mexer, até que comece a ficar dourado. Virar a erva doce para o outro lado cortado e deixar grelhar por mais alguns minutos para que também fique dourado. Juntar o suco de laranja reservado, o mel e uma pitada de sal. Cozinhar por mais 1 min, mexendo com cuidado para não desmanchar os pedaços de erva doce. Desligar o fogo e reservar.

Para a salada, lavar o feijão em conserva sob água corrente. Drenar bem e colocar em uma travessa para servir. Juntar a erva doce e regar com um pouco do molho. Misturar tudo. Ao lado, dispor as fitas de cenoura e abobrinha, fatias de beterraba, e o mix de verde. Misturar com cuidado, temperar a salada com mais um pouco de molho (talvez você não use todo o molho, mas ele pode ficar na geladeira por alguns dias para temperar outras saladas) e finalizar com os brotos, as folhinhas de funcho e as raspas de laranja reservadas.

Comer!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *