Bolinho Fácil de Amêndoas com Amora


Bolinho Fácil de Amêndoas e Amora - A Mesa da Carolina Bolinho Fácil de Amêndoas e Amora - A Mesa da Carolina Bolinho Fácil de Amêndoas e Amora - A Mesa da Carolina

Gente! Que amor foi nossa viagem para Bahia (com uma rápida escala em Minas Gerais) <3 Uma breve visita à Tiradentes, depois pé na estrada rumo à maravilhosa Chapada da Diamantina, um pulinho em Salvador e, para fechar, a sempre incrível Ilha de Boipeba. Se vocês nunca foram à Chapada ou à Boipeba, não percam mais tempo – façam desses lugares seus próximos destinos! Não há onde encontrar tanta gente amiga, paisagens lindas e comidas maravilhosas como nesses dois lugares. Obviamente o Rio não fica muito atrás… o único problema é o ritmo frenético de uma cidade grande. Há quem goste, já eu tenho uma queda pelo interior. Bem… quem sabe um dia. Quem sabe em breve! 🙂

Enquanto isso, vou aproveitar ao máximo essa cidade! Só que do meu jeitinho, né? O que significa basicamente ficar em casa lendo e pesquisando, ir regulamente ao super mercado (as vezes só para olhar), visitar a feira orgânica mais próxima, e bater ponto nos botecos e restaurantes prediletos (próxima parada – Angu do Gomes). E não posso esquecer da cozinha, né? Está aí uma coisa da qual sinto falta quando estou viajando. A primeira receita que fiz ao voltar, foi esse bolinho facílimo de amêndoas com amora. Eu sei que a época de amora já está super no fim, mas se você for como eu, congelou um monte para poder aproveitar essa maravilha por mais tempo. Puro amor!

Bolinho Fácil de Amêndoas e Amora - A Mesa da Carolina


BOLINHO FÁCIL DE AMÊNDOAS E AMORA
(Serve 4 pessoas como sobremesa)

Ingredientes

Para o “recheio” de amora:
150g de amoras (congeladas ou frescas)
Raspas de 1/2 laranja bahia
Raspas de 1 limão tahiti
1 colher de chá de açúcar
1/2 colher de chá de extrato de baunilha

Para a massa:
1 ovo (clara e gema separadas)
2 colheres de sopa + 2 colheres de chá de açúcar
1/2 colher de chá de extrato de baunilha
Raspas de 1/2 laranja bahia
2 colheres de sopa de suco de laranja bahia (~ 1/2 laranja)
1/2 xícara de farinha de amêndoas
1 pitada de sal marinho (e mais para servir)

Instruções

Pré-aquecer o forno a 200 graus C.

Em uma travessa média ou 4 potinhos pequenos, colocar as amoras, as raspas de laranja e limão, 1 colher de chá de açúcar e o extrato de baunilha. Misturar tudo delicadamente e reservar.

Para a massa, em uma tigela média, bater a gema com 2 colheres de sopa de açúcar até ficar bem claro e aerado (usar uma batedeira de mão ou um fuê). Juntar as raspas de 1/2 laranja e o extrato de baunilha, bater mais um pouco para incorporar. Juntar metade da farinha de amêndoa, misturar, juntar o suco de laranja, misturar, e finalmente o resto da farinha. Misturar bem e reservar.

Em uma tigela pequena, bater a clara até formar bolhas. Juntar 1 colher de chá de açúcar e uma pitada de sal. Bater até ficar brilhante e formar picos suaves. Colocar 1/3 da clara na mistura de gema e amêndoas e incorporar bem, com uma espátula. Colocar o restante da clara batida e incorporar com a espátula de maneira delicada, com movimentos circulares de baixo para cima.

Colocar a massa por cima das amoras, deixando alguns espaços vazios (na borda, por exemplo). Polvilhar a última colher de chá de açúcar e assar por 20-25mins ou até que fique bem dourado.

Servir quente ou a temperatura ambiente, com um pouquinho de sal marinho de qualidade por cima.

Comer!

Comentários

    • Carolina diz

      Oi! Demorei horrores para responder pois estava na correria de mudança. 🙂 Que bom que gostou! E é fácil, né? Ótimo para receber visita! :****

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *