Húmus de Beterraba Assada com Dukkah


Húmus de Beterraba - A Mesa da Carolina Húmus de Beterraba - A Mesa da Carolina Húmus de Beterraba - A Mesa da Carolina

Esse fim de semana nós fomos visitar meus pais em Macaé. Havia algum tempo que Miguel não ia, então deixei ele escolher o menu do Sábado (minha mãe sempre pergunta o que a gente quer comer quando vamos para lá). Eu sabia que ele ia escolher algo pesado, e não deu outra – rabada. Não que eu não goste de rabada… com pirão ou angu mole, não há nada melhor! Só que não é exatamente o que eu tenho vontade de comer nos meses mais quentes. De qualquer forma, estava delicioso. 🙂 No Domingo foi a minha vez – casquinha de siri, mexilhão e moqueca de peixe com cavaquinha. Há poucos lugares melhores para comer frutos do mar do que a casa dos meus pais. <3

No quesito petisco, tivemos pastel de queijo no primeiro dia, e esse húmus de beterraba com dukkah caseiro no segundo. Nesse caso, eu não consigo escolher um predileto. Vai ser difícil alguém me ver falar não para um pastel bem frito, mas também não sou de negar essa mistura maravilhosa que é pasta de grão de bico com tahine. Soma a isso beterraba assada no forno e esse tempero maravilhoso que é o dukkah e pronto. É impossível parar de comer. Essa receita de dukkah, é bem básica, mas se quiser incrementar, pode colocar erva doce, coco ralado, pimenta calabresa, ou mesmo trocar a clássica avelã, por pistache ou amêndoas. Fica ótimo, e vai render mais do que você vai usar no húmus, então guarde em um vidro e aproveite em sopas, ou coma com pão e azeite!

Húmus de Beterraba - A Mesa da Carolina


HÚMUS DE BETERRABA ASSADA COM DUKKAH
(Serve 4-6 pessoas como entrada)

Ingredientes

Para o dukkah:
1/2 xícara de avelã
1/4 de xícara de gergelim
1 colher de sopa de sementes de cominho
1 colher de sopa de sementes de coentro
2 colheres de chá de sementes de pimenta do reino
2 colheres de chá de flor de sal

Para o Húmus:
300g de beterraba (aproximadamente 2 beterrabas médias)
2 dentes de alho
1 lata de 400g (peso não drenado) de grão de bico
1/4 de xícara de tahine
1/4 de xícara de azeite
1/4 de xícara de água (ou mais, se precisar)
Suco de 1 limão tahiti
Sal marinho e pimenta do reino

Micro greens, fatias de limão e azeite para servir

Instruções

Pré aquecer o forno a 200 graus C.

Para o dukkah, colocar as avelãs em uma assadeira e assar por 8-10 mins, sempre de olho para não queimar. Retirar do forno e esperar esfriar. Enquanto isso, tostar as sementes de gergelim em uma frigideira seca por 1-2 mins, até ficarem douradas e cheirosas, reservar. Fazer o mesmo com as sementes de cominho e coentro. Em um pilão grande, ou processador de alimentos, triturar todos os ingredientes. Guardar em um vidro com tampa em local fresco.

Para o húmus, embrulhar as beterrabas em papel alumínio e assar por 40-60 mins ou até que estejam macias ao serem perfuradas por um garfo. Quando estiverem frias o bastante para que possam ser manipuladas, tirar a casca com as mãos e cortar em pedaços.

Colocar o alho no processador de alimentos e bater. Juntar a beterraba, o grão de bico (usar uma peneira para drenar e escorrer sob água corrente antes), o tahine, o azeite, e a água. Bater até formar uma pasta homogênea. Juntar o suco de limão e temperar com sal e pimenta do reino. Bater mais um pouco, provar e corrigir o tempero caso necessário. Se achar muito grosso, colocar um pouquinho mais de água.

Servir com um generoso fio de azeite, dukkah, micro greens, e fatias de limão.

Comer!

Comentários

  1. diz

    Que lindo, Carolina!!!! Estou numa fase de testar tudo com beterrabas (pq tem vindo muito no nosso pacote semanal de orgânicos) e essa receita já entrou para a lista! 🙂 Além de linda deve ficar uma delícia! Eu tb tenho uma pastinha deliciosa lá no blog, de beterraba com zaatar e queijo feta. Fica muito bom tb! E gora estou doida para fazer e provar esse dukkah com o hummus. Amei! 🙂

    • Carolina diz

      Olá! Olhei sua receita no blog, parece uma delícia! Amo Zaatar, e amo Ottolenghi! Ele é o máximo! <3

      Sabe que eu também não gostava muito de beterraba antes? Agora adoro, principalmente assada ou em conserva! Tem 2 receitas de beterraba em conserva aqui, uma usando beterraba cozida e outra crua. Acho que você vai gostar.

      Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *