Frittata de Cogumelos


Frittata de Cogumelos - A Mesa da Carolina Frittata de Cogumelos - A Mesa da Carolina Frittata de Cogumelos - A Mesa da Carolina

Essa frittata tem absolutamente tudo que eu AMO – cogumelos, queijo feta, azeitona, e pimentões assados em conserva! Muita gente não se dá bem com pimentão, mas eu adoro. E te garanto que esse preparo vai eliminar qualquer tipo de mal estar que ele pode te causar. Se você estiver sem tempo, pode comprar esses pimentões assados e envoltos em azeite já prontos. Mas se for na época certa, e você tiver a sorte que eu tive de achar lindos e maravilhosos pimentões vermelhos orgânicos, não deixe de fazer sua própria conserva.

A receita de pimentões assados abaixo rende bem mais do que você precisa para a frittata, mas isso não é exatamente uma coisa ruim. Use-os em saladas, canapés, ou para dar um belo de um upgrade em seu misto-quente. Mas lembre-se, na hora do preparo, quanto mais tempo você passar queimando os pimentões, mais fácil e rápido vai ser para tirar a pele deles depois. Então dedique-se um pouco a essa primeira etapa, para não se arrepender depois.

Frittata de Cogumelos - A Mesa da Carolina


FRITTATA DE COGUMELOS
(Serve 2 pessoas)

Ingredientes

Para o pimentão em conserva:
600g de pimentões vermelhos
4-6 pimentas dedo de moça
1-2 dentes de alho
Suco de 1/2 limão
Azeite (o quanto baste para cobrir os pimentões)

Para a Frittata:
150g de cogumelos sortidos
4 ovos
45g de pimentões assados em conserva
8-10 azeitonas pequenas sem caroço em pedaços
50g de queijo feta em pedaços
10 folhinhas de manjericão
15g de parmesão
Azeite
Sal marinho e pimenta do reino
Folhas verdes temperadas com limão e mais folhas de manjericão para servir

Instruções

Para a conserva, espetar um garfo em um pimentão e segurar sobre a boca do fogão acesa, girando-o, até que toda sua superfície esteja queimada, colocar em um recipiente grande com tampa (ou coberto com plástico filme). Repetir com os outros pimentões e com as pimentas dedo de moça. Deixar tampado por 15-20 mins. Cortar os pimentões ao meio, descartando as sementes. Cortar em fatias grossas, descartando as membranas brancas. Virar as fatias com a pele para cima e raspar com uma faca, retirando assim a pele.

Com as pimentas, fazer um corte, abrindo-as como um livro, raspar as sementes e as membranas com a faca, virar, raspando também a pele. Cortar em fatias ao longo do comprimento. Colocar pimentões e pimentas dedo de moça em um pote de vidro junto com o dente de alho e cobrir com azeite e suco de limão. Tampar e guardar na geladeira.

Para a frittata, pré-aquecer o forno na potência máxima. Aquecer um fio de azeite em uma frigideira de fundo grosso que possa ir ao forno. Saltear os cogumelos e reservar (rasgar os cogumelos maiores com as mãos). Bater os ovos em uma tigela com uma pitada de sal e pimenta do reino. Não bater muito, deixando ainda um pouco de clara visível. Esquentar mais um fio de azeite na mesma frigideira, despejar o ovo, e com uma colher de pau ou espátula mexer o ovo delicadamente de fora para dentro algumas vezes. Inclinar a frigideira para que parte da mistura grude na lateral, formando assim uma casquinha.

Espalhar os pimentões, os cogumelos, as azeitonas e o feta sobre a frittata.  Espalhar as folhas de manjericão e ralar o parmesão por cima. Transferir para o forno por 5-10 mins ou até que o queijo esteja derretido e a frittata dourada. Servir com uma simples salada verde temperada com limão.

Comer!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *